Devolvendo o Prazer de Aprender: estímulos e intervenções

Por que este curso foi pensado?

Imagine um professor apaixonado pelo seu ofício, dedicado a inspirar e educar seus alunos, que se depara com a dolorosa realidade de que muitos deles perderam o interesse em aprender.

Essa é uma situação desafiadora enfrentada por muitos educadores nos dias de hoje. A desmotivação dos alunos pode surgir por diversas razões, desde desafios pessoais até métodos de ensino considerados desatualizados.

Este curso foi pensado para abordar esse desafio cotidiano do professor e oferecer uma solução prática e eficaz. Ao fornecer estratégias inovadoras e comprovadas para reavivar o interesse dos alunos pela aprendizagem, o curso oferece conceito e prática  aos professores para criar um ambiente de sala de aula estimulante e acolhedor.

O cenário desafiador da falta de interesse dos alunos

A dor que um professor sente ao perceber que seus alunos não querem mais aprender é profunda e multifacetada. É uma mistura de frustração, desânimo e preocupação. Frustração por ver seus esforços sendo desperdiçados, desânimo ao enfrentar salas de aula apáticas e preocupação pelo futuro acadêmico e pessoal de seus alunos. Essa dor é ainda mais aguda quando o professor sabe que tem tanto conhecimento e paixão para compartilhar, mas se sente impotente diante da apatia dos alunos.

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VOCÊ JÁ SE SENTIU ASSIM?

Então, este curso é para você.

A importância de devolver o desejo de aprender

Devolver o desejo de aprender aos alunos é essencial não apenas para o sucesso escolar, mas também para o seu desenvolvimento pessoal e futuro profissional. Quando os alunos estão motivados e engajados em seu aprendizado, eles absorvem o conhecimento de forma mais eficaz, desenvolvem habilidades críticas e se tornam aprendizes ao longo da vida. Além disso, um ambiente de aprendizagem positivo e estimulante promove um maior bem-estar emocional e social entre os alunos.

04 Transformações que este curso fará em sua sala de aula

Estratégias Inovadoras de Ensino: O curso oferece 10 aulas repletas de estratégias pedagógicas inovadoras, projetadas para envolver os alunos de maneira estimulante e significativa. Desde abordagens interativas até técnicas de aprendizagem ativa, você aprenderá a diversificar seu método de ensino para captar a atenção e o interesse dos alunos, considerando a importância da compreensão da memória de trabalho e da memória de longo prazo para a aprendizagem, bem como a tríade funcional da aprendizagem, composta pelas funções conativas, cognitivas e executivas.

Identificação das Possíveis Causas da Não Aprendizagem: você precisa estar preparado para identificar as razões subjacentes à falta de aprendizagem de seus alunos. Isso pode envolver uma variedade de fatores, desde dificuldades individuais até problemas no ambiente escolar. Ao compreender as causas da não aprendizagem, você poderá adaptar seu ensino de maneira mais eficaz para atender às necessidades específicas de cada aluno.

Fomento da Autonomia: Ao longo do curso, você vai pensar na necessidade de promover a autonomia dos alunos, considerando a importância da memória de trabalho na autorregulação e no planejamento de tarefas acadêmicas. Isso pode envolver o ensino de estratégias de organização e gerenciamento de informações, capacitando os alunos a se tornarem protagonistas do seu processo de aprendizagem.

Desenvolvimento do Autoconceito e da Autoestima: Além de promover a autonomia dos alunos, é essencial dedicar atenção ao desenvolvimento do autoconceito e da autoestima. Você vai estudar algumas dinâmicas para criar um ambiente de apoio e valorização das habilidades e conquistas dos alunos. Reconhecendo e celebrando o progresso individual, eles se sentirão mais confiantes em suas capacidades, o que os motivará a se envolverem ativamente no processo de aprendizagem e a persistirem diante de desafios.

O que você vai aprender:

Aula I – O olhar para a Aprendizagem do Sujeito-Aprendiz
Compreendendo os sintomas, causas e a gênese da queixa de não-aprendizagem
Aspectos da Não aprendizagem

Aula II – A Tríade Funcional da Aprendizagem
Funções Conativas
Funções Cognitivas
Funções Executivas

Aula III – Pensando as funções cognitivas na prática: jogos
O que é a cognição?
Modelo de Processamento de informação da aprendizagem
Desenvolvendo as Funções Cognitivas com os jogos

Aula IV – A Estrutura Cognitiva e a Aprendizagem: a análise de Doug Lemov
A memória de trabalho e a memória de longo prazo para a efetivação da aprendizagem
A importância da rotina para a aprendizagem
A variação e a diferentes repetições da informação para a aprendizagem

Aula V – Funções Conativas: estímulos e intervenções
As funções conativas e seus componentes essenciais
Componente valor: porque eu faço a tarefa
Componente expectativa: o que eu faço com a tarefa
Componente afetivo: como eu me sinto com a tarefa

Aula VI – Funções Executivas: estímulos e intervenções
O que são as funções executivas?
As capacidades envolvidas nas funções executivas
Pensando as funções executivas na prática

Aula VII – Transtornos do Neurodesenvolvimento e as dificuldades de aprendizagem
Conceito dos transtornos do neurodesenvolvimento
Conceito das dificuldades de aprendizagem
Diferenciação entre os transtornos e a dificuldade de aprendizagem

Aula VIII – Estratégias de Acessibilidade ao Currículo
Conhecendo as barreiras e a acessibilidade
Conhecendo o Desenho Universal da Aprendizagem (DUA)
A aplicação da Lei Brasileira de Inclusão (LBI)
Diversificação curricular

Aula XI – Os princípios que constroem a Aula Nota 10 de Doug Lemov
Princípio 1: Entender a estrutura cognitiva humana
Princípio 2: Hábitos aceleram a aprendizagem
Princípio 3: Aquilo a que os alunos prestam atenção é o que irão aprender
Princípio 4: Motivação é social
Princípio 5: Ensinar bem é construir relações

Aula X – Conclusões e reflexões
A “Ponte de Pedra” da aprendizagem
A “Esfera Refletora” da aprendizagem

Valor de lançamento:

Instituto Paranaense de Ensino

Endereço: Av. Cidade de Leiria, 637, sala 10 – Galeria Boulevard

Telefone: (44) 3031-7777 / (44) 9 9948-0358